Postagens Recentes

Tradutor

Procura por algo?

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

0

Amanhã tem Lua Azul!


“Once in a Blue Moon...” Era uma vez, numa Lua Azul. A tradução literal sugere que a Lua adquiriu essa bela cor, por algum motivo qualquer. Mas não é bem assim. Essa expressão recorda uma história quase cômica contada nos países anglo-saxões no século XVI.

Quando um cavaleiro queria ser gentil com sua dama, mas sem assumir um compromisso mais sério, simplesmente dizia — Eu me casarei contigo numa noite de Lua Azul. Apesar da proposta romântica, a idéia era que esse momento nunca chegasse, o que adiaria a cerimônia indefinidamente não fosse por um detalhe: a Lua pode mesmo ficar azul.

Lua do amor impossível
É verdade que o falso pretendente sempre levava vantagem. A Lua só fica azul em situações muito particulares, raras mesmo, quando a atmosfera terrestre colabora de um jeito muito especial. Foi o que aconteceu aos indonésios durante a erupção do vulcão Krakatoa em 1883, quando foram vistas muitas luas azuis naquele ano, para desespero dos rapazes.
[Blue Moon, The Marcels]
BLUE MOON foi escrita por Richard Rodgers e Lorenz Hart em 1934, mas ficou famosa no ritmo doo-wop do grupo The Marcels. Ouça um trecho:

Em outras palavras, Blue Moon significa algo muito raro, como sugere a expressão em inglês que abre este texto, comum em livros infantis de língua inglesa, e cuja possível tradução seria algo do tipo “era uma vez, como nunca...”.

Blue Moon é um termo popular na Inglaterra e Estados Unidos, sendo usado com frequência em poesias e canções. Aliás, apesar da tradução tentadora, neste caso o melhor mesmo é usar o termo original, já que a expressão Lua Azul não tem relação com nenhuma lenda do folclore nacional.

A primeira ocasião em que a expressão Blue Moon apareceu na literatura foi em 1528, num poema pertencente a ninguém menos que o dramaturgo inglês William Shakespeare. Começar uma história dizendo que tudo aconteceu numa noite de Blue Moon pode significar uma lenda fantasiosa ou algo extremamente difícil de acontecer.

Aliás, Blue Moon tem diferentes conotações no idioma inglês. A música com esse mesmo título exprime solidão, melancolia. E para os que anseiam por um compromisso sério, a noite de Blue Moon é uma data mais que especial para iniciar um romance. Talvez um amor impossível.

Duas luas cheias num mês
Mas o fato é que ao norte do equador – não se sabe ao certo quando nem porquê – Blue Moon também passou a denominar a segunda Lua Cheia que acontece num mês.

Normalmente os meses têm apenas uma Lua Cheia, pois o período que separa duas fases iguais é de aproximadamente 29,5 dias. Mas todos os meses, exceto fevereiro, são mais longos que isso. Assim, com um pouco de sorte é possível que a natureza encaixe duas luas cheias num único mês. E isso acontece 7 vezes a cada 19 anos, em média.


Ritual básico para o Esbbat de Lua Cheia (Lua Azul também)

Antes de qualquer ritual é importantíssimo a limpeza do local sagrado e de seu corpo, tanto físico quanto espiritualmente.

A Noite de Lua Cheia ou Plenilúnio, é o auge do poder da Deusa, sendo o momento adequado para rituais de cura e trabalho mágico ou apenas usado para uma aproximação maior com a Deusa.

Material:
1 toalha branca ou prateada
1 vela branca ou prateada
roupas branca, prateada ou azul
incenso jasmim, sândalo e alfazema
Uma taça de leite, água ou vinho
água para o caldeirão

No caldeirão pode ser colocado água para o reflexo da lua.
Neste ritual não ha necessidade de abrir e fechar circulo, a não ser que seja feito dentro de casa, mas o melhor é que seja fora com a Lua iluminando.
Arrume o altar e se posicione de frente para a Lua.
Feche os olhos abra os braços para a mãe Lua e diga:

"Vem a nós senhora de prata!
Banhe-nos com sua luz, fazendo-nos brilhar!
Brinde-nos com Seu poder, oferecendo-nos sabedoria!
Permita que sejamos força e amor, razão e arte, claro e escuro!
Que sejamos sempre e sempre Lua" repitam 3 vezes
"Desperte o desejo em nossos corações e o amor em nossas vidas!"
Repitam 3 vezes: "Feliz é o nosso encontro!"

Sente-se de frente para o caldeirão, faça seus pedidos, medite, podem visualizar a Lua cheia dentro do caldeirão, entre em contato com a Deusa, sinta toda a energia dela vindo á você
Depois deve-se dançar à Luz da lua porque este é um Esbbat de alegria.
Faça uma libação com a taça e beba-a.
Quando terminar agradeçam por todos aqueles que ali estiveram presentes na celebração e peça mais uma vez proteção á Deusa Lua, pois ela simboliza todas as deusas Lunares.
É opcional escolher uma deusa Lunar e fazer apenas dedicando a Ela.
Você pode consagrar tudo o que quiser na Lua cheia, seus instrumentos de trabalho, poções, joias, velas, caixas lunares, etc.

Encerramento:

Meu corpo e minha alma saúdam e agradecem a Tua Presença,
Dama da Noite, Senhora do Arco de Prata,
Senhora da Vida, Deusa da Magia, da Natureza
Tu és o começo o meio e o fim,
Tu que é beleza , plenitude e Magia,
Eu sou você ontem, Tu és o que eu serei amanha.
Que assim seja!
Que assim se faça!

Antes de qualquer ritual é importantíssimo a limpeza do local sagrado e de seu corpo, tanto físico quanto espiritualmente.



0 comentários:

Postar um comentário

Obg pela visita! Sua opinião é muito importante!