Postagens Recentes

Tradutor

Procura por algo?

sábado, 19 de novembro de 2011

0

Conservando livros e álbuns

Você sabe como preservar seus livros/álbuns?

Livros

http://www.essaseoutras.com.br/wp-content/uploads/2011/10/livros.jpg

- Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos. Isto impede a respiração adequada do papel

- Faça uma vistoria e limpeza sempre que possível. Retire todos os livros, limpe-os com um paninho seco. Depois limpe a estante com um pano úmido. Mas, evite passar produtos fortes, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.

- Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas

- Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.

- Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos

- Ao retirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, isso danifica a encadernação. O ideal é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada

- Não utilize fitas adesivas tipo Durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis no local aplicado

- Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa mais dano, que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo.

Álbuns

http://yruorganizer.files.wordpress.com/2011/10/capaalbunspequenos.jpg
 
- O mais recomendável para conservar as fotos e álbuns é guardá-los em um closet, baú ou armário dentro de caixas que controlem a exposição à luz e ao ar. Isso porque, segundo especialistas, esses lugares são escuros e frescos evitando que as fotos se estraguem.

- Para guardar de forma ainda mais segura aquelas fotos que são relíquias de família e que você não tem cópias, considere até acondicioná-las em uma caixa à prova de fogo. Existem muitas delas no mercado e essas caixas geralmente têm capacidade para guardar centenas de fotos.

- Guarde os seus álbuns sempre deitados em local seco e que de preferência não tenha exposição de luz. Evite colocá-los em locais que sejam úmidos ou quentes demais e não utilize nenhum produto para fazer a limpeza do álbum.

- Se tiver máquina de filme fotográfico, guarde também os negativos com todo o cuidado, pois se acontecer algum problema com aquela foto, ou até se quiser fazer uma cópia para dar de presente, eles serão de grande utilidade. O ideal é guardar em álbuns apropriados para negativos e fazer tratamento anti-mofo.

Fonte: http://guiadossolteiros.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Obg pela visita! Sua opinião é muito importante!