Postagens Recentes

Tradutor

Procura por algo?

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

0

ACC --Associação a Criança com Cancêr

História da ACC

No dia 19/12/05 foi fundada a ACC - Associação as Crianças com Câncer, com sede em Joinville - SC. Seu fundador Antonio Marcos Brito, tendo pacientes com câncer na família, sentiu a necessidade de criar uma entidade que prestasse apoio social e psicológico a crianças portadoras de câncer, já que é disponizado na rede com maior facilidade apenas o tratamento curativo.

Em janeiro de 2006, iniciou o trabalho social da ACC, através do atendimento individualizado e visitas domiciliares para conhecer o contexto social do paciente e a necessidade da família. Destacam-se também na área social, doações de: leites especiais, cestas básicas, roupas, fraldas, material escolar, pagamento de consultas médicas, encaminhamentos de aposentadorias, atendimento sócio-familiar e esclarecimentos de direitos.

Em 2006, a demanda que passou a procurar os serviços da entidade não foram apenas crianças com câncer, mas também crianças com outros tipos de doenças que geram seqüelas graves, bem como, pacientes adultos. Sendo assim, a ACC percebendo essa necessidade, passou também a atender essa clientela, mesmo continuando com a denominação em seu nome de “Associação as Crianças com Câncer”.

Ainda em 2006, a entidade ampliou seu trabalho através do atendimento psicológico de grupo e individual e passou a organizar festas em datas comemorativas para as famílias cadastradas na entidade, tendo no seu calendário: páscoa, festa junina, dia das crianças, natal e  aniversários.

No dia 01/10/07 a entidade expandiu seu trabalho, inaugurando uma sede em Criciúma-SC. A princípio o trabalho iniciou com o atendimento social, tal como na sede de Joinville. Respectivamente em março e abril de 2008, passou a oferecer também o atendimento psicológico de grupo e individual e a organizar feiras de doação de roupas às famílias cadastradas.

Ainda no decorrer de 2008, foi inaugurado na sede de Criciúma o “Projeto Brinquedolândia”, que tem por objetivo proporcionar um espaço para reflexão de questões sobre direitos e deveres de cidadania, através do brinquedo e atividades sócio-educativas e o “Projeto Horta Comunitária”, uma horta constituída pelas famílias cadastradas, sendo os produtos doados aos mesmos. Além disso, serão realizados cursos educativos.

Portanto, desde sua inauguração a ACC já atendeu mais de 200 pacientes em situação socio-econômica desfavorecida, oferecendo apoio ao mesmo e sua família e consequentemente proporcionando a transformação social. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obg pela visita! Sua opinião é muito importante!