Postagens Recentes

Tradutor

Procura por algo?

quinta-feira, 14 de julho de 2011

0

André Vianco


André Vianco é um escritor brasileiro, nascido em São Paulo, estado de São Paulo, e criado em Osasco. Suas obras sobrenaturais misturam terror, suspense, fantasia e romance em histórias que geralmente envolvem o tema Vampiros.

Antes de adotar Vianco como seu sobrenome artístico, - que homenageia a cidade de Osasco derivando da Rua Dona Primitiva Vianco - André começou a escrever profissionalmente para a rádio Jovem Pan na seção de humor. Tornou-se redator do departamento de jornalismo da rádio e por lá permaneceu por dois anos.
O autor conta que sempre gostou muito de ler. Lia dos mais variados autores, desde Stephen King a Eiji Yoshikawa. Ele conta também que não foi um determinado livro que o fez decidir ser autor, mas um conjunto todo. E quando ele passava ao papel suas ideias, ele as olhava e gostava do resultado. Caso não fizesse isso, ele ficava com fantasmas ao seu redor, as ideias e seus personagens atormentando-o para serem escritos.
O autor inclusive menciona o caso do vampiro real chamado Emmanuel, que trabalhava para a igreja, cujo mentor seria um vampiro ancião egipcio, que vivera na França, e que depois de decepções opta por viver como humano tentando quem sabe se redimir de seus pecado e que o autor teria conhecido, num evanto que mudou sua vida, no caso dos assassinos achados sem sangue no sequestro da filha do consul alemão e mestre da ordem teutonica.
Em 1999 após ser despedido de seu emprego em uma empresa de cartões de crédito, André utilizou o seu FGTS para produzir 1000 cópias de seu primeiro best-seller, Os Sete. Em 2000 ele foi pessoalmente promover seu livro em livrarias e editoras. Em 2001 a editora Novo Século se interessou por seu trabalho e re-publicou o livro. Desde então a parceria entre autor e editora proporcionou mais livros e uma obra que está sendo gradualmente ampliada.
Os Sete deriva diretamente do primeiro romance de André Vianco, O Senhor Da Chuva (1998). Em O Senhor da Chuva, apesar da história estar relacionada diretamente a anjos e demônios, o autor criou uma personagem vampiro que, segundo o autor, teria sido pobremente explorado. A partir de então, André ficou com a ideia de escrever um romance em que vampiros seriam os protagonistas. Em seu primeiro roteiro, pré-escrita, os vampiros eram apenas dois e o título do livro seria "Os Dois". Porém André não se sentiu satisfeito e sua trama virou "Os Sete" (1999).

Estilo literário

O próprio escritor já declarou que seus livros prezam mais pela ação e aventura do que pelo terror, embora algumas passagens possam ser aterrorizantes, principalmente em O Senhor da Chuva e Sementes no Gelo. Suas obras possuem narrativa rápida, dinâmica e bem focada nas cenas de luta, aonde Vianco se destaca. Apesar de suas obras não serem exclusivamente sobre Vampiros, utilizando outros seres fantásticos, os Vampiros são os que recebem maior destaque e até são reinventados e adaptados ao século XXI(com poderes novos, por exemplo).
André pesquisa nas mais variadas fontes, e delas pega um pouco das lendas que corre mundo afora. A ideia de vampiros utilizarem árvores para se locomoverem em Bento foi inspirada da lenda dos aborígenes australianos que falam de vampiros que vivem nas árvores, bebem o sangue das suas vítimas e depois as engolem por inteiro.
Em suas obras, o autor já demonstrou preocupação com temas como meio ambiente e incentivo a leitura.

A mídia

O trabalho de André Vianco tem, gradualmente, apresentado destaque na mídia nacional. Matérias sobre o autor já foram apresentadas nas revistas IstoÉ e Trip, no jornal O Globo, além de programas televisivos como Programa do Jô, SuperPop de Luciana Gimenez e o Programa do Netinho, no SBT. A internet, por sua vez, é uma das suas maiores vitrines.

Cinema

André Vianco está trabalhando com uma produtora no projeto do piloto de “A Casa” adaptado para longa-metragem. O escritor também está estudando cinema, para em um futuro próximo levar algumas de suas obras para a telona. Já produziu um curta-metragem, intitulado A Flor, baseado num conto de Carlos Drummond de Andrade.

André Vianco no Playcenter

O Playcenter, conceituado parque de diversões de São Paulo, ao comemorar seus 20 anos das Noites do Terror, homenageou André Vianco e os Vampiros do Rio D´Ouro com uma seção só deles. Logo na entrada do parque, encontrava-se a caravela, de onde os vampiros haviam acordado.
Toda noite, das 18:30 às 21:00, eles apresentavam os sete vampiros, acordando depois de séculos enclausurados. Logo depois, corriam para uma luta emocionante, onde venciam Tobia, o caçador de vampiros.
Mais adiante, para quem já leu O Turno da Noite, acabariam por encontrar a vampira Isabela e a vampira Calíope que seduziam e assustavam os visitantes.
Afastado de todos, encontrava-se Sétimo transfigurado, como o vampiro demônio.
Um pouco da apresentação dos vampiros do Rio D´Ouro nas Noites do Terror do Playcenter, pode ser encontrada aqui
Em 2009, novamente o tema do Noites do Terror foi baseado nos livros de André Vianco. Desta vez outros livros do André foi baseado. Tais como O Vampiro Rei, tiveram 2 labirintos como O Templo da Bruxa Tereza. Perto de um brinquedo do parque, montaram um palco para a apresentação Os Sete,onde, novamente, o palco tinha a forma da caravela onde os Sete Vampiros acordaram.
No Show de Abertura de 2009, personagens de O Vampiro Rei poderiam ser conhecidos, foram citados no show os personagens como Cantarzo e Raquel.


Obras

Blog Oficial André Vianco: Clique Aki

0 comentários:

Postar um comentário

Obg pela visita! Sua opinião é muito importante!